Reunião Plenária, presidida pelo Senhor Primeiro Ministro, convocada para o dia 12 de dezembro de 2012.

Sob a presidência do Senhor Primeiro Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, o Conselho Nacional de Economia Social (CNES) reuniu a 12 de dezembro de 2012, tendo debatido o seu relançamento e atividades a desenvolver no futuro próximo. Na mesa que presidiu à reunião plenária tomaram ainda lugar o Senhor Ministro Dr. Pedro Mota Soares, o Senhor Secretário de Estado, Dr. Marco António Costa e o Secretário Executivo do CNES, Dr. Eduardo Graça.
 
Na abertura dos trabalhos, o Senhor Primeiro Ministro referiu-se ao contributo da economia social para a ultrapassagem da crise económica que Portugal atravessa, bem como para minorar as situações sociais que o país enfrenta. O seu papel em termos da criação de empregos estáveis e deslocalizados, na recuperação de empresas em dificuldades, sobretudo industriais, no apoio aos desprotegidos e na revalorização do tecido social, foi relevado pelo presidente do CNES, que mostrou a disponibilidade do Governo para atuar com o setor num espírito de parceria.
 
O Conselho ouviu depois duas exposições a cargo do Presidente da Comissão Parlamentar de Segurança Social e Trabalho, deputado José Manuel Canavarro, sobre a Lei de Bases de Economia Social e da Presidente do INE, Dr.ª Alda Carvalho, sobre a Conta Satélite da Economia Social.
 
Finalizou o Conselho com a discussão e aprovação do seu novo regulamento de funcionamento e eleição da Comissão Executiva.

Apresentação da Conta Satélite da Economia Social (PDF)
© 2012 Conselho Nacional para a Economia Social